segunda-feira, 24 de abril de 2017

A TECNOLOGIA NAS EMPRESAS

USO DA TECNOLOGIA NO GERENCIAMENTO DAS EMPRESAS

A Tecnologia tem auxiliado às empresas na melhoria contínua dos seus gerenciamentos, movido pelo desenvolvimento dessas ferramentas de gestão (softwares) produzidas e aperfeiçoados continuamente, é um instrumento facilitador dos gestores na administração dos recursos e controle de resultados nos seus negócios. 
Essa interconexão de dados e informações nas empresas, não é um fenômeno recente. É importante entendermos a evolução histórica desse processo, efetivamente a tecnologia tem feito grandes avanços em todos os segmentos corporativos.
A engenharia com sua diversidade é um vasto campo para ser apreciado o uso da tecnologia e seus efeitos, no trato das informações, desde a gestão financeira a gestão de  projetos  entre outras,  que compõem o amplo encadeamento produtivo desse setor  e o reflexo  na modernização e otimização de custos e  produtividade.
Gerenciamento de Projetos














No dia 19 de abril de 2017, o CREA-PE realizou uma palestra sobre a evolução dos sistemas de custos e produtividade nas obras, onde foram apresentados dois instrumentos o BIM - Buildinge Information Modeling o LEAN, com a participação do engenheiro civil Heron Santos e o Engenheiro eletricista Henrique Diniz.

 




Tecnologia BIM

Nosso objetivo é apresentar caminhos facilitadores para a divulgação e aprofundamento  desses processos, com foco nos estudantes e profissionais de engenharia, o que há disponibilizado no mercado de softwares e sistemas de gerenciamento, quais os conceitos e filosofias que foram desenvolvidas por corporações em outros países, que é uma realidade também no Brasil, para sua avaliação dentro da realidade de cada empreendimento e o que pode oferecer de objetivo para o processo de sua empresa, conhecer como se processa o Enterprise Resource Planning ERPSuas vantagens e desvantagens na implantação, custos, e quais resultados você deseja alcançar.

 


ERP

















Utilizar a tecnologia na engenharia é objeto de nosso estudo, como otimizar os processos, gerenciamento de projetos, orçamentos e como lidar com as mudanças que geralmente ocorrem nas obras, durante a sua execução.

 

A busca de melhoria contínua e como ser mais eficaz, é um dever hoje na engenharia, e no seu exercício profissional essa filosofia de pensamento deve ser uma constante em toda análise de processo pelo qual você profissional de engenharia deseja alcançar.





LEAN

Outros links importantes sobre os temas abordados:

Tecnologia BIM



ERP




LEAN


segunda-feira, 3 de abril de 2017

O SERTÃO VAI VIRAR MAR!

TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO POLÊMICAS, QUEM TEM A RAZÃO?

A transposição do Rio São Francisco, inaugurada recentemente em março 2017, está longe de se chegar a um consenso, aqui não queremos entrar nas discussões políticas das obras, embora seja impossível a sua não inclusão nesta análise, pelo seu peso e importância, afinal a transposição remonta seus primeiros passos na época do Império brasileiro, com Dom Pedro II.

A renovação da esperança com as obras de engenharia











 É importante ressaltar que a obra ainda não está 100% concluída, alguns trechos ainda não chegaram as águas, também uma obra dessa magnitude não podemos cair na ilusão que tudo estará funcionando perfeitamente como planejado, há muitas variáveis que ainda precisarão de muito estudo e soluções técnicas, e muitas dessas providências já foram largamente estudadas e discutidas, bem antes da implantação da obra, que é a revitalização da bacia do Rio São Francisco, já bastante degradada.


Nada é impossível de ser mudar, quando se alia a técnica ao objetivo de mudanças

Riscos ambientais, sempre foi um dos entraves para que o projeto saísse do papel, mas é preciso salientar que não é uma obra inédita, muitas obras de transposição foram realizadas pelo mundo em várias épocas, por vários povos pela Terra, com experiência bem sucedida e mal sucedidas, um dos bons exemplos está na Transposição do Rio Colorado nos EUA, que levou 100 anos para ser executada, quando há críticas hoje pela obra do São Francisco ter levado 10 anos para sua execução no estágio atual, quando sabemos que nem tudo está finalizado ainda. Sem contar com as inúmeras obras complementares que levarão anos para serem construídas e ajustadas, no desenrolar da sua implantação, principalmente numa questão delicada, a gestão das águas, que levarão a sua plena utilização e fim social e econômico alcançados ou não.











Degradação das margens do São Francisco que precisam ser recuperadas

















Certamente o grande objetivo dessa obra é o bem estar do homem sofrido do Nordeste, que nunca perdeu a esperança de melhorias das condições de vida e perspectiva de crescimento social e econômico  do  bioma do Semiárido brasileiro, uma região riquíssima que está longe de ser um local miserável, pelo contrário, com muitas possibilidades, por isto a engenharia e outros ramos da ciência, da gestão ambiental, tem um papel fundamental para resgatar a cidadania desse povo lutador e trabalhador e mudar definitivamente a face econômica da região, que tem um exemplo real,  o Vale do Rio São Francisco irrigado, que tornou  essa região a maior produtora e exportadora de  frutas do país. 



Mudança da realidade com a irrigação