A Construção Civil sempre produziu boa literatura na descrição de todos os serviços executados em todas os seus campos de atuação, quer seja na construção pesada, obras de infraestrutura, quer nas obras de edificações, sempre se constituindo num elemento importante na elaboração de projetos, especificações e orçamentos.
Com o advento dos Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) na construção civil, a elaboração e catalogação de processos construtivos, se tornaram numa exigência, quando as empresas tem por obrigação acompanhar sistematicamente a qualidade dos serviços executados, registrando documentalmente todos os passos realizados nas obras, facilitando uma gerencia mais efetiva na correção das falhas dos processos construtivos.
Resultando numa elevação do nível da mão de obra, que passa periodicamente por treinamentos, e monitoramento dos serviços executados, através de sensibilizações e requalificações sistemáticas de treinamentos programados, seguindo um cronograma previamente definido no Plano da Qualidade da Obra (PQO), que é a cartilha da qualidade a ser seguida na durante toda a obra. Isso é muito positivo para elevação do nível de qualidade das obras.
Apresentamos aqui alguns elementos básicos dessa ferramenta de gerencia de obras, através de um exemplo prático e o quanto pode fazer de diferença no resultado final do serviço.
Finalidade:
Descrever os passos para a
execução de serviços de construção, visando fornecer um parâmetro como
orientação técnica para os profissionais envolvidos alcançarem um nível de qualidade
compatíveis com as exigências propostas pelo sistema de gestão da qualidade da
empresa.
Objetivos:
·
Sensibilizar o profissional a executar um
serviço de qualidade através de treinamentos específicos;
·
Criar parâmetros para auxiliar os profissionais
responsáveis na condução das obras, a fiscalizem a sua execução dentro de um padrão
adotado;
·
Melhorar a produtividade da mão de obra;
·
Escolha adequada das ferramentas, equipamentos e
materiais para a execução do serviço;
·
Otimizar o uso dos materiais reduzindo
desperdícios;
·
Controle de qualidade do serviço executado
através de ficha de verificação de serviço.
·
Critério para ações corretivas
Exemplo prático: Assentamento de Pastilhas
ASSENTAMENTO DE PASTILHAS - YouTube
https://www.youtube.com/watch?v=zv24SuWG1nI
IDENTIFICAÇÃO DOS ELEMENTOS NECESSÁRIOS
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
·
Argamassa para pastilhas
·
Pastilha cerâmica (Conforme especificação)
·
Água
EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS:
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Broxa
·
Colher
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Desempenadeira dentada
·
Desempenadeira dentada
·
Esponja
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Martelinho de borracha e gabarito de madeira
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Masseira
·
Medidor de água
EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPIs)
Luvas
Óculos
Fardamento
Capacete
METODOLOGIA DE EXECUÇÃO
Caracterização das etapas:
Preparo: Produtos utilizados conforme proporção estabelecida (preparo)
Aplicação dos produtos (Conforme a técnica apropriada e uso adequado
das ferramentas)
Acabamento final:
OBSERVAÇÕES:
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