ENGENHARIA

Por que Engenharia?

Uma das mais importantes decisões na vida é a escolha da profissão. Diversos são os fatores determinantes dessa escolha. Muitas vezes ela vem de uma grande influência familiar, por uma aptidão herdada dos ofícios familiares, transmitidos pelas gerações. Aquele aprendizado passa de pai pra filho, num contínuo aperfeiçoamento daquelas técnicas que se constituirão numa marca peculiar de sucesso,  se eternizando  ao longo das gerações. Este é um ambiente social  muito propício ao desenvolvimento das vocações profissionais, elas podem surgir com naturalidade, por afinidade ou simplesmente pela convivência dentro de uma atmosfera onde a vida  produtiva se desenvolve e prospera, tornando-se um fator determinante da sua escolha profissional. Quantos exemplos não existem por aí que ilustram essa situação? certamente você tem um desses exemplos próximo de você. Isto é bom ou ruim, por quê?

No entanto a vocação por algum ofício pode ser desenvolvida de outras formas. Por exemplo: muitas vezes as habilidades surgem de uma maneira acidental, nem sempre de imediato. Elas podem se apresentar quando por alguma necessidade, você é obrigado a realizar uma atividade que não é especificamente a sua, no entanto, consegue realizá-la com incomum aptidão, obtendo um surpreendente desempenho. Isto é possível? Você já presenciou algum exemplo desse?  


Responsabilidade Técnica
Urbanização


















Desse modo, vamos começar essa discussão de uma forma bem informal, na verdade um bate papo sobre a sua realidade e por que escolher Engenharia como profissão? De onde surgiu em você essa vontade?

Responda a essas questões pessoais:

  1. Por que você acha a profissão atraente?
  2. Por que dá status ser chamado de engenheiro?
  3. Porque é um sonho?
  4. Por desejar ser bem sucedido financeiramente?
  5. Por que tem familiares e amigos  no ramo da engenharia?
  6. Por que é uma escolha pessoal?
  7. Por causa das suas  aptidões?
  8. Por que não tenho escolha?

Vamos descobrir alguns aspectos para ajudá-lo na sua escolha, investigando esses aspectos abaixo:


  1. Você conhece bem o que faz um engenheiro? 
  2. Quais os campos de atuação desse profissional? 
  3. Quais as habilidades necessárias para se tornar um bom profissional?
  4. Quais as suas dúvidas e inseguranças? 
  5. Quais são os compromissos éticos e profissionais do engenheiro?
  6. Quais são as suas responsabilidades?
  7. Você conhece os prós e contras da profissão? 
  8. É isto mesmo que você quer prá você?
  9. Quais resultados você espera na sua vida sendo um engenheiro?



Orientação profissional - O caminho seguro de uma boa obra

Não pretendo oferecer-lhes ainda nenhuma resposta para ajudá-lo a responder essas questões nem para auxiliá-lo na sua escolha ainda, mas que vocês busquem essas respostas em si mesmos e contribuam para esse debate, cada um tem uma história peculiar que pode auxiliar mutuamente outras pessoas a optarem por essa escolha, e se você já optou, pode contribuir com sua resposta para que os futuros profissionais façam uma escolha consciente e de qualidade.

Há muitas alternativas que podem lhes ajudar a descobrir sobre a profissão de engenharia, como por exemplo: Na Web, em sites e blogs e, principalmente, conversando com profissionais da área; aqui também você terá essa oportunidade de trocar informações, com eles, então vamos enriquecer esse debate.

A proposta desse blog é que esse espaço se diferencie dos demais, oferecendo um conjunto de informações diferenciado e que possibilite ainda a interação dos visitantes com as publicações, contribuindo assim para o enriquecimento das postagens que visam orientar àqueles que são da área da engenharia civil ou buscam se inserir nessa carreira.

Gostaria de dedicar especial atenção aos professores,  convidando-os a contribuírem com suas experiências na seção de comentários a fim de apresentar variadas situações e expor suas diversas opiniões acerca de cada tema. Isso me leva ao tempo de graduação, onde tive bons mestres que influenciaram positivamente na minha formação profissional. Portanto, esse espaço também é de debate entre esses profissionais, todos estão convidados a participar, mesmo que não sejam professores especificamente de cadeiras profissionais de engenharia, mas educadores de um modo geral.

Essas e outras respostas buscamos através de profissionais de sucesso e reconhecida experiência para compartilharem conosco os seus conselhos e dicas para ajudar-nos a criar atalhos seguros para uma boa e saudável prática profissional. 


Projeto executivo


No decorrer do tempo discutiremos temas específicos do mundo da engenharia e exercício profissional, trazendo a discussão temas importantes que influenciem cotidianamente a nossa profissão.

Verticalização da cidade do Recife

Engenharia e Meio Ambiente é possível se harmonizar.







Nenhum comentário:

Postar um comentário