terça-feira, 31 de janeiro de 2017


A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO CADA VEZ MAIS PRESENTE

A transformação na educação é uma realidade cada vez mais concreta, com a massificação do uso de computadores, tabletes, celulares e outros equipamentos eletrônicos. A web é um ambiente cada vez mais familiar para o homem moderno, que aos poucos vai se habituando a visitar os ciberespaços com desenvoltura. Inserida nesse “mundo virtual”, a nova geração de crianças e jovens tem trazido no seu “DNA” essas habilidades, concretizando-se em um fator motivador para o uso da tecnologia, como estratégia de aprendizagem, tendo produzido bons resultados na educação tanto na rede pública, quanto na rede privada de ensino.
Associar o uso das tecnologias ao ensino tradicional como instrumento facilitador do aprendizado é um dos grandes desafios dos tempos atuais, com a modificação do formato das salas de aula tradicionais, surgem novos experimentos pedagógicos, com surpreendentes resultados, adicionando novos conceitos na educação, como o ensino híbrido, sala de aula invertida, entre outras, ressignificando o formato da sala de aula e o papel do professor na missão de educar.
Temos acompanhado várias experiências no uso das tecnologias, que vem revolucionando a educação no Brasil e no mundo. Uma delas surgiu na Universidade de Columbia (EUA), com a school of one. A proposta é da individualização do ensino, tendo obtido melhorias no rendimento dos alunos e maior atenção do professor com cada aluno, que sem o auxílio da tecnologia não seria possível.
Essa via de mão dupla tem motivado o desenvolvimento de novas tecnologias para atender   essa proposta de individualização do ensino, facilitando o estudante nas tarefas escolares, na busca de informações que o auxilie nas pesquisas, através do uso dos smart phones. Um exemplo bem recente de 2016, foi a iniciativa do CEO da Facebook  Marck  Zuckerberg, investir mais de dois milhões de dólares na startup Volley, oferecendo um instrumento facilitador para os estudantes fazerem suas pesquisas, na hora e local que desejar, através do celular e do facebook, um dos vilões da dispersão dos estudantes nas salas de aula.

A incontestável contribuição da tecnologia para o novo processo de ensino aprendizagem, tem o outro lado da moeda, o que tem preocupado profissionais da área da psicologia e psiquiatria, com o surgimento dos desvios de comportamentos pelo uso inadequado da tecnologia, produzindo as chamadas   doençastecnológicas, uma oportuna preocupação, que não só é característica dessa brilhante geração tecnológica mas, que também tem contaminado a geração adulta, pela exposição excessiva de informações. Não podemos nos fechar a essa realidade, que precisa ser bem trabalhada a partir da família, adaptando desde cedo os pequeninos, a viverem num mundo novo, com concepções e realidades bem diferentes, que pode ocasionar com o uso excessivo da tecnologia, e sua dependência, uma série de transtornos, que precisam ser trabalhados para que o homem se situe na realidade do mundoconectado, Readaptando comportamentos, sem perder a qualidade no relacionamento humano.
Retornando ao lado positivo da tecnologia, surge uma outra questão a ser equacionada: A relação do  professor com a educação tecnológica. Devemos então “deletar” o professor no processo educativo e substituí-lo só pela tecnologia? De maneira alguma. Cada vez mais o professor tem o seu lugar valorizado, como o grande mediador e orientador do conhecimento mas, exercendo uma nova postura como educador e facilitador da construção do conhecimento, junto a seus alunos, aproximando-se cada vez mais deles, entendendo melhor suas dificuldades, e orientando o seu aprendizado a fim de  alcançarem um melhor rendimento e principalmente fazerem o uso racional da tecnologia como instrumento facilitador, tornando-a aliada na construção da cidadania e  do conhecimento porque o objetivo final  é sempre o Ser humano.  Educação sem o professor perde essa essência,  é por isto que se faz necessário cada vez mais a requalificação desse professor atuar em consonância com a nova realidade do ensino.

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